O espaço influencia o indivíduo. E o
individuo interage com o espaço.
Principalmente para as crianças, o espaço
em que elas vivem tem importante influência na sua formação.
Seus quartos, áreas de estar e lazer, devem
ser pensados para estimulá-los e para seu conforto.
Um quarto bem planejado e decorado estimula
sua imaginação, sua iniciativa. O processo cognitivo, de aprendizado, é
estreitamente ligado à imagem e à nossa interface com o ambiente. Ligado à
imagem que recebemos e percebemos do mundo e dos objetos e muito baseado nos
reflexos sensoriais: ver, perceber, sentir, interagir. O espaço ajuda a moldar
o saber, a consciência, o agir.
Podemos assim educar a criança também no
aspecto estético e artístico.
É claro que este processo é influenciado
pela personalidade que a criança apresenta desde cedo, e pela cultura da família.
Por isto é
importante para todos, em particular para os pequenos, o seu espaço como um
lugar de viver e de vivência do brincar. Para que sejam estimuladas, ao mesmo
tempo em que se sintam acolhidas e confortáveis.
O espaço lúdico é o espaço do
exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos.
Se ela puder moldar este espaço ao seu
querer, melhor ainda. Alterar a disposição e o uso conforme seu humor. Ajeitar
o quarto para receber um amiguinho para passar a noite. Inventar uma cabana
onde possa ler “escondido” ou contar histórias fantásticas.
A flexibilidade e a interação são
importantes.
Por isso o planejamento, os móveis, e a
ocupação precisam ser pensados.
Acho importante ouvir a criança e junto com
ela conceber o seu espaço, procurando
propiciar esta efetiva interação.
Os espaços devem pensar também na segurança
dos pequenos, com a ausência de cantos
vivos, na acessibilidade, na facilidade
de organizar e separar os brinquedos e livros, com a utilização de caixas plásticas, fáceis na higienização. A questão da organização é um item importante e os
pequenos, tendo acesso, podem aprender desde cedo a arrumar sua próprias gavetas e prateleiras.
O sistema modular pode ser vantajoso na
hora de flexibilizar e de adaptar o uso conforme a criança cresce.,
principalmente se falamos de 2 ou 3 crianças no mesmo quarto.
Como mãe de 3 meninos (Guido, André e Caio)
e irmã de 3 meninos, tenho vivido, vivi
e conheço bem o universo masculino mirim. Ansiedades, domínios, medos,
desafios....a energia e alegria dos meninos é contagiante!!
Lembro-me de meus irmãos sempre juntos,
brincando ou brigando, em mil aventuras...na hora do sono também... sempre
dormiram em um mesmo quarto, onde aprendiam a lidar com as diferenças,
aprendiam a ter tolerância e a compartilhar experiências...Acho que foi por
isso que sempre imaginei meus filhos (também 3) dividindo um mesmo espaço, onde
poderiam aprender esta tarefa não fácil da convivência pacífica..
Na hora de
projetar seu espaço, pedi sua ajuda, com
faço com outras crianças.. .afinal, deveriam participar da criação de seu lugar
de vivência cotidiana.
O conceito inicial era modular e volante,
em função da flexibilidade de layouts, uma das vontades dos pequenos. A
diferença de idades na época (5,10 e 12anos), foi um dos desafios, porque as
exigências eram bem diferentes. Discutimos a criação dos módulos, cada um com
seu kit cama e gaveteiro, com características diferentes, mas sempre
componíveis.
A brincadeira começou com a altura das
camas que seria de acordo com a idade. E elas poderiam, se sobrepostas, gerar mais espaço no quarto para o jogo de
botão ou brinquedos de montar, ou mesmo para o “acampamento” com amigos, quando
armávamos tendas com lençóis...pura diversão.
Desta
forma estudamos os nichos para livros e brinquedos, gavetas para que cada um
organizasse suas roupas e se sentissem autônomos para acessar seus pertences.
A TV, ficava na sala (como até hoje fica), onde todos
assistiriam juntos. No quarto, antes de dormir eram os livros, os companheiros.
Aliás, sempre desenhei muito com meus
meninos e para muitos de meus projetos,
que chamo brincantes, eram eles meus principais consultores!!
Sempre estimulei a criatividade e a
liberdade de expressão nos pequenos e imaginei que neste espaço poderíamos,
juntos, exercitar estes....cheguei a liberar uma parede para desenhos murais.
Outra foi pintada com tinta imantada, para brincarem com ímãs diversos. Mais
tarde fiz uma chapa metálica escovada para servir de mural de fotos, recados e
desenhos.
Acredito que a flexibilidade leva à
criatividade e as mudanças de layout a um exercício de adaptar-se a novas situações.
Este seria , portanto um bom treino de vivência, inclusive para discutirem as melhores
soluções e chegarem a um consenso.
Com a facilidade dos rodízios nas peças, os
meninos puderam variar disposições e
montar opções, que às vezes nem eram as melhores, mas os deixavam
satisfeitos e realizados.
Os módulos deste projeto foram executados
com compensado de madeira revestidos com laminado melamínico na cor branca,
azul lago e cinza metalizado, puxadores em inox e rodízios de silicone cristal
e aço. Foram feitas algumas peças especiais em aço cromado para melhor
sustentação das camas com rodízios.
Caio e seus amigos
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